quarta-feira, setembro 22, 2004

COLOCAÇÃO DE PROFESSORES - UMA SUGESTÃO

Não consigo perceber como é que ainda é noticia os problemas nas colocações dos professores, afinal todos os anos o cenário é idêntico.
No meu singelo ponto de vista o problema deve-se a uma tentativa de excesso de profissionalismo por parte do Ministério da Educação (que tenta, vejam bem, informatizar o processo). É claro que, num país de terceiro mundo como o nosso, tinha de dar buraco.
Munido de um enorme orgulho nacional e de sentido de estado, reflecti por uns instantes e encontrei a solução para este imbróglio. Para tal recorri a um benchmark com o sempre maravilhoso e surpreendente mundo do futebol para dessa forma importar o conceito de Sorteio das Competições da UEFA para o problema em questão. Afinal as semelhanças são enormes:
- Todos querem jogar em casa;
- Preferem evitar as adversidades de algumas deslocações.
Desta forma, sugiro que para o próximo ano lectivo seja efectuado um mega sorteio onde numa taça estarão diversas bolas com os nomes das enumeras escolas e respectivas vagas, enquanto na outra taça estão os nomes dos respectivos professores. Contudo e para premiar a antiguidade dos mesmos, cada professor teria uma bola com o seu nome por cada ano lectivo no seu curriculum, aumentando assim a sua probabilidade de ir para uma das vagas da sua preferência.
Esta proposta ainda tem a vantagem de dar um excelente programa de entretenimento nos Domingos de Verão em que o Júlio Isidro acompanhado da Serenela Andrade e do representante do governo civil, onde o sorteio iria ser transmitido em directo. Para concorrerem os professores só tinham de recortar o cupão da TV Guia ou Nova Gente, preencher e enviar num postal dos correios (é claro que apenas os cupões devidamente preenchidos seriam contemplados no concurso).
Em suma, todo o processo era mais transparente, evitavam-se as habituais confusões, as aulas começavam na data prevista, os professores apenas se podiam queixar do seu azar (melhor sorte para o ano) e ainda tínhamos excelentes tardes de televisão.

“BJ DJ 27 years thinking out of the box”

1 comentário:

Anónimo disse...

genial!

cis