domingo, janeiro 04, 2009

AFINAL... QUEM TEM MEDO DO LOBO MAU ?!


Na sequência de uma conversa num jantar entre amigos surgiu uma questão que foi levantada recentemente por Brenman na sua tese sobre a relação das crianças com as histórias infantis e que desde aí tem gerado alguma polémica. O autor defende que, contrariamente ao que tem sido defendido por muitos, é bom que as histórias contenham personagens maus e violentos, tipo lobo mau, bruxas, etc, pois as crianças precisam aprender a lidar com e a vivenciar essas emoções.


Ora o que aqui a meu ver merece alguma reflexão não são as suas observações, que evidentemente me fazem sentido, mas sim a tendência crescente para educar as crianças de forma asséptica, a qual por sua vez parece corresponder a uma cada vez maior preocupação parental em expor os seus rebentos a algo que sempre fez e sempre fará parte da natureza humana, como é o caso do mal e da violência.


Ora porque será que os pais andam tão preocupados com a violência e tão envolvidos em estratégias educativas para a neutralizar senão porque eles próprios se mostram cada vez mais incapazes em lidar com esses sentimentos?... O resto corre por conta dos mecanismos de identificação projectiva, visto que a forma como os pais intuem os filhos depende das partes de si próprios sobre eles projectadas.


Desta forma, o preocupante não é a violência presente nos contos infantis mas a violência latente presente no interior de cada mãe ou pai excessivamente preocupado com a violência. Pois dos progenitores a criança não pode desviar os sentidos…


Assim, preocupante para mim é a interiorização silenciosa que a criança é forçada a fazer do mal e da violência contidos nos pais e que vai constituir as bases de identificação de que tanto precisa para construir a sua identidade.

Muito mais pacifica em termos desenvolvimentais, por paradoxal que possa parecer, é a violência mais turbulenta, mas sobretudo visível, que permite à criança jogar os seus conflitos, fazer à vez de vitima e de carrasco, identificar-se a uns e/ou a outros, encenando movimentos de aproximação e de afastamento segundo os afectos nela mobilizados.


Claro que muitas questões surgem relacionadas com este tema da violência presente nas referencias culturais, sobretudo as que dizem respeito ao simbólico e à metáfora e à forma como a sociedade de hoje os vive e os transmite à criança, mas isso terá que ser em outro blogue ; )


Deixo-vos com duas imagens, o lobo mau de barriga aberta, e um pai horrorizado com a barriga aberta do lobo mau... Não será com certeza difícil perceber qual é a que pode fazer mais estragos na mente de uma criança ...



1 comentário:

BMS disse...

Só tu para elevar o nível deste blog :))

Sempre em grande. Fico à espera do próximo