terça-feira, outubro 19, 2004

Orçamentos

Hoje, a caminho do emprego (trabalho não, cruzes credo!), deparei-me com uma enorme fila de trânsito no Eixo Norte-Sul. Achei estranho... não é normal àquela hora... com a calma que me é característica nestas circunstâncias, esperneei um bocado, bati com os braços no volante, gritei. Quando já tinha os braços doridos e as cordas vocais em brasa, recostei-me no meu confortável banco e esperei tranquilamente a chegada à fonte do problema. Foi então que tive uma epifania.

Uma das principais causas dos engarrafamentos em Lisboa é a incontrolável necessidade do Português de fazer orçamentos (tal como vemos nas discussões na Assembleia da República). É aquela força que impele o Português a, quando vê um acidente na estrada, abrandar para 10 Km/H e dizer coisas como: "Eh, pá... Isto é coisa para custar uns 200 contos" ou, para os mais modernos, "Eh, pá... Isto é coisa para custar uns 1000 euros".

No fundo, em cada Português, há um orçamentista em potência.

1 comentário:

irumi-coa disse...

Há muito que um post não me suscitava tantas questões, por isso quando acabei de ler este senti-me impelido a deixar aqui o meu comentário.
Ora como ainda não faço parte desse privilegiado grupo que são os trabalhadores (coisa que tenho evitado a todo o custo e felizmente com sucesso ), nunca me deparei com a situação acima referida, mas devo dizer que tenho a imagem idílica que perante esta, toda gente sai do seu carro com packs de cerveja na mão, aumenta o volume do rádio e fica por ali a confraternizar até que alguém responsável venha resolver o problema. Até descobrir a realidade sem duvida que prefiro ficar com a minha versão.