segunda-feira, março 30, 2009

Tenham vergonha...

No Público, Queiroz diz:

"Marcar tem sido o nosso único problema"

Tendo em consideração que marcar golos é um meio fundamental para atingir a finalidade do jogo (ou seja, ganhar!), parece-me que é um problema que tem algum peso...

Mais adiante, ainda diz:

"...“um golo por jogo” é o que separa Portugal de uma campanha irrepreensível na qualificação para o Mundial 2010"

Adaptando um provérbio popular brejeiro: "O que separa o meu avô de um camião TIR são as rodas".

Além disso, não me parece bem que ele dê entrevistas importantes com o dedo no nariz... atentai:


segunda-feira, março 23, 2009

Roubo de Catedral

Muita gente diz que o que se passou no Algarve foi um escândalo. Um roubo. Um crime.
Confesso que, enquanto o Moita Flores não for à televisão e descrever o modus operandi deste crime, para mim, este incidente, não será mais do que um fait divers do futebol.

quinta-feira, março 19, 2009

Crescei e multiplicai-vos …

Afinal Cristo não comunica exclusivamente com os mortais através da Alexandra Solnado. Atento às novas tecnologias publica as suas mensagens nos diversos portais, basta apenas estar atento e ver os sinais:

Ferreira Leite Presidente !?



Avança hoje o Sapo que Manuela Ferreira Leite garante irá brevemente chefiar o Governo. Sei que este noticia suscita os mais diversos sentimentos por parte das diversas facções politicas no entanto o sopinha, após uma leitura mais atenta dessa mesma noticia, garante que Manuel não só será chefe de governo como se calhar até já o é, desse grande país que é ... Porugal.

Massacres em Escolas Secundárias II

O post anterior levou-me a reflectir sobre as potenciais ligações entre hábitos e a violência. De forma a manter o leitor o mais informado possível e assim fazer de forma consciente a suas escolhas de consumo, o sopinha informa que o rapaz que matou 15 colegas no presente mês:
- Comia Special K de Frutos Silvestres
- Tinha uma pulseira em prata que lhe foi dada por uma tia
- Ouviu antes de sair de casa o LP “Brincando aos Clássicos” de Ana Faria
- Não gostava de Favas com Chouriço
- Usava Meias Turcas
Todos estes pontos são preocupantes e merecem a atenção de todos embora o cerne esteja nas meias, que são a verdadeira acendalha que despoletou este massacre. Afinal todos sabemos que o Médio Oriente é povo de pavio curto e temperamento explosivo.


* Pergunta e bem, o leitor como é que um jovem Alemão chegou a este título épico da música nacional? Na realidade trata-se de um estilhaço da emigração lusa
* Nem do prato nem da canção do José Cid

Massacres em Escolas Secundárias I

Sinceramente sou totalmente a favor que se proíbam os jogos violentos se apenas servem para deturpar as moleirinhas ainda moles dos jovens, mas acho que o esforço de alguns governos é nesse sentido bastante tímido. Eu, por exemplo, gostaria de ver essas proibições estendidas aos seguintes jogos:
- Monopólio – a frustração atroz em que vivo por já ter sido várias vezes dono do Rossio e ainda viver na Venda do Pinheiro
- Café Paradise – joguei que me fartei e ainda não tive qualquer orgia e como isso me deixa furioso. Bem … mas por outro lado também não tive de conhecer o Reinaldo!
- Mikado – apenas por que acho perigoso um jogo que não é mais do que um conjunto de paus afiados. Não sei bem porquê mas também não confio nada no Chinês que está na embalagem.
- Tom Raider* – Já andei por montes, vales, bosques, ruínas e cidades e nunca vi uma única gaja boa aos tiros e a rebolar-se pelo chão. Afinal todos os executantes dos massacres recentes são bem feiinhos**

Aqui fica a minha sugestão e depois não se queixem.


* Neste caso tenho de admitir que eu próprio, por total e exclusiva influência do jogo já vesti uns calções e top bem justinho, o que por si só é um verdadeiro massacre do bom gosto.
** Será que o problema é mesmo esse???

Incongruências Sociais II

Interrogo-me se há Milionários pobres de espírito?

Incongruências Sociais I

Será que há Anões a pertencer à Classe Alta?

Os Fritz uma família feliz - Verdades Imprecisas

Os Fritz são apenas mais uma normal família Austríaca, que ficou noticia no mundo apenas pelo exacerbado amor que o Sr. Frtiz nutria pela filha.
A história é tão comum que certamente estas linhas irão roçar a monotonia, mas ao completar os seus 19 anos, a emancipação era para a Menina Fritz uma prioridade e o Sr. Fritz, ao compreender os seus desejos e sabendo bem dos riscos que a esperavam neste mundo, tratou de lhe arranjar uma pequeno apartamento bem perto da casa de família – onde assim poderia proteger e acarinhar o seu tesouro.
Mas nem todos na família concordavam, Sra. Fritz estava declaradamente contra e nem quis saber dos planos de ambos. Para ela, mal a filha saísse pela porta, seria como tivesse desaparecido para sempre.
Pela calada Menina Fritz fugiu então para o seu novo refúgio, com o apoio e aprovação secreta do Pai e por lá foi ficando.
Aquele acto de rebeldia juvenil foi um rude golpe para a Sra. Frtiz que não mais dirigiu sequer uma palavra para ou sobre a filha. Mas Sr. Fritz não desistiu da Menina Fritz, fazendo-lhe visitas regulares, quer seja para apenas lhe levar alguns mantimentos, para saber como estava a passar ou apenas para lhe dar uns miminhos.
O tempo foi passando e Menina Fritz, agora já mulher, teve filhos (que Sr. Fritz tratava com um extremoso carinho, como se fossem seus). Com 8 filhos para criar era impossível manter ou sequer procurar um emprego, sendo que em mais uma prova de seu amor incondicional por Menina Frtiz, Sr. Fritz garantia a subsistência desta nova e harmoniosa família.
Durante 24 anos, para eles, o mundo era aquele T1.

segunda-feira, março 16, 2009

Novo acordo ortográfico?

Hoje, ao passar por uma rua onde passo quase diariamente, reparei na placa com o nome da dita rua.

Felizmente que o Dr. Alfredo Bensaúde era um "homen" da ciência e não das letras

sexta-feira, março 13, 2009

Sexta-Feira, 13

Hoje é 6ª Feira. E, azar dos azares, também é dia 13.

Como é possível? Tinha que me acontecer logo a mim... azar do camandro...

O que vale é que eu não acredito muito nessa coisa do azar na 6ª feira 13. Até porque, como já dizia a malta lá da terra:

"Azar, azar... é cair de costas e partir o c......"

A culpa é do jogo...

Hoje, no DN, em relação ao massacre de Winnenden, na Alemanha, pode ler-se o seguinte:

"... investigadores alemães descobriram que Tim era um fanático por armas e nos últimos meses ficou viciado em Splinter Cell, um jogo de computador no qual o objectivo é matar pessoas."

Em primeiro lugar, quero dizer duas coisas:
1) o objectivo do Splinter Cell não é matar pessoas... é cumprir missões da forma o mais discreta possível, se possível, sem sequer ter contacto com outros;
2) além disso, já joguei muito a este jogo e, até hoje (nunca digas nunca...), ainda não fui à Escola "Cor-de-Rosa" em Loures matar alunos e professores.

Não sei quanto ao caro leitor... mas a mim irrita-me a constante desculpabilização e desresponsabilização das pessoas...

Antigamente costumava dizer-se que as armas não matam pessoas. São as pessoas que matam pessoas.

Mas agora, aparentemente, está tudo ao contrário. É o ambiente em casa que é mau, é um mau dia no trabalho, é o bairro onde se vive, são os pais que não lhes dão carinho (não era o caso deste, em que o pai, inclusivamente, o levava frequentemente a practicar tiro ao alvo com as suas armas que guardava em casa), e agora, até é o Splinter Cell, esse jogo criado, sem dúvida, pela mão de Belzebu, ele próprio!!

Pobres daquelas pessoas que têm todos estes problemas e ainda por cima têm que aguentar uma vida inteira sem poder sequer matar ninguém.

Desses, ninguém fala...

segunda-feira, março 09, 2009

Censos do Crime

Não sei qual a sensibilidade do fórum do Sopinha para a questão da criminalidade mas ultimamente os noticiários têm sido inundados por peças sobre assaltos a Ourivesaria, Supermercados, Cafés, etc.

Não venho para evangelizar ou tecer qualquer reflexão sobre uma potencial ligação entre a crise e o crime, mas sim explanar algo muito mais profundo e que mexe com o meu sistema nervoso: a necessidade dos jornalistas sublinhar sempre as idades dos meliantes.

Será então que, tal qual como o amor (que bonita analogia) o crime não escolhe idades e será também que a sociedade está pronta para aceitar grandes diferenças de idades entre os membros da mesma quadrilha?

Parece até que consigo visualizar a seguinte conversa de corredor na Associação Nacional do Crime Organizado (acredito que deva de existir tal organização ou similar caso o crime seja mesmo organizado):
“- Já sabes do Zé?
- O quê? Foi apanhado a gamar uma caixa multibanco num qualquer tribunal?
- Pior! Parece que agora anda a gamar com um gajo que tem menos 15 anos que ele.
- Porra! Antes trabalhar nas finanças.”

sexta-feira, março 06, 2009

Aladino

Arqueólogos confirmam que Aladino tinha uma lâmpada de "alô génio"

Criatividade e autoria de Pedro F.
Adaptado para o Sopinha com autorização