quinta-feira, junho 24, 2004

VIOLENCIA EM CASA

Este meu post é sobre um tema muito sério que todos ou quase todos nós pelo menos uma vez na vida vemos diante dos olhos, sem que possamos fazer nada... E surgiu-me esta reflexão que tem a ver com outro tema actual e preocupante, que é o do terrorismo religioso.
Nao vou fazer o discurso clássico acerca da violência doméstica. Não vou saltar em defesa das vitimas e acusação dos agressores. Até porque em cada vitima existe um carrasco. E em cada carrasco uma vitima. Por isso não conseguem viver um sem o outro. Caso contrário, porque é que alguem diz que escorregou e bateu com o olho na mesa?
Mas onde é que a violência doméstica tem semelhanças com o terrorismo ? A meu ver, na ideia de que bebem dos mesmos pressupostos básicos... alimentam-se de raiva, medo e desprezam a razão... Ou será racional dizer que as diferenças religiosas justificam uma bomba... ou um refogado mal apurado um murro... E onde é que são diferentes ? Entre outras coisas no facto de uma ter rosto e nascer da impulsividade, e a outra ser velada e planeada. Ah, e o acto terrorista entra na história... Quem é que quer saber da história da desgraçada que levou um murro depois da selecção portuguesa ter ganho ? Nem ela pelos vistos... que só bateu com o olho na mesa... Puta da mesa! Puta da religião!

2 comentários:

Anónimo disse...

A primeira mulher do blog ... o primeiro post a sério ... um excelente ponto de vista.
Um verdadeiro "murro na mesa".

Anónimo disse...

Bravo... simplesmente: "Bravo!"

BMS